Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

As minhas Orquídeas Cymbidiuns

A Cymbidiuns é uma planta da família das orquídeas. Muito bonita e elegante! Em minha casa tenho cerca de 22 vasos com mais ao menos 8 cores diferentes.

Vou mostrar-vos algumas fotos que tenho das minhas orquídeas!










É uma planta fácil de cultivar, precisando apenas de alguns cuidados essenciais para se manter bela e saudável.

É na Primavera e Verão que a Cymbidium dá inicio ao seu processo de floração, com a formação e maduração de rebentos que se formam na base dos rebentos já existentes. Quando as temperaturas começam a tornar-se mais frias, no final do Verão e inicio do Outono, surge a vara floral. Apenas no Inverno é que se dá a floração propriamente dita, que dura entre 8 a 12 semanas.

Cuidados essenciais

A Cymbidium é uma planta que precisa de alguns cuidados essenciais para se manter saudável e produzir flores bonitas todo o ano:

Rega – A rega deve ser feita quando o substrato estiver seco. No interior de casa, se possível, borrifar água nas folhas diariamente ( não molhar as flores), sem deixar acumular água no fundo do vaso. O aconselhável é que a rega seja feita a cada 2 ou 3 dias desde os finais da primavera até setembro. No final Inverno, a rega deve ser feita apenas uma vez por semana.

 Luz – É uma planta que necessita de luz forte durante todo o ano. No entanto, esta não deverá ser exposta a luz solar direta, sobretudo nas horas de maior calor.

Temperatura – A temperatura ideal no Verão é de 23 a 30ºC, enquanto que no Outono e Inverno o Cymbidium prefere  temperaturas ente os 12 e os 14ºC. 

Substrato – O melhor tipo de substrato para que esta planta se desenvolva da melhor forma é o substrato especial para orquídeas. Escolha uma mistura de turfa e cascas, que drene bem e com pH entre 5 e 6.

Adubação – Quando a planta começa a brotar é recomendado adubar uma vez por mês, com adubo orgânico. Na altura da primavera e verão, o ideal é junatar também um pouco de adubo líquido próprio para orquídeas na água da regas (a cada duas regas). Este processo deve ser feito sempre com o substrato já molhado, de forma a não danificar as raízes da planta. 

Localização – Evite colocar Cymbidium em locais com ar condicionado ou ventosos, assim como colocá-los próximos a lâmpadas de hologêneo. É uma planta que não necessita de ser cultivada em vasos muito grandes, crescendo melhor quando as raízes estão compactas. No entanto, tenha o cuidado de evitar recipientes porosos, dando preferência a vasos com boa drenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário