Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Os meus Paphiopedilum (orquídea sapatinho)

As Paphiopedilum são orquídeas famosas pelas formas interessantes de suas flores que se assemelham a uma taça. É uma orquídea fácil de cultivar e mesmo sem flores sua folhagem é atrativa, constituindo em belo adorno e ambientes internos com luminosidade.
Suas flores têm grande resistência, podendo se manter saudáveis por longos períodos.

Tenho mais ao menos 10 vasos com 6 variedades.
Vou mostrar-vos algumas fotos que tenho dos meus (sapatinhos)









De modo geral as florações deste género são muito bonitas e peculiares. A floração em geral, ocorre no outono e inverno, entretanto, algumas espécies apresentam flores em diferentes épocas do ano. Geralmente tem uma duração entre 15 a 45 dias, dependendo da espécie.

Como Cuidar:

Esta planta precisa de algumas exigências que se atendidas florescerá muito bem.

Luminosidade: Gosta de estar na sombra, em local fresco.

Água: Mantenha o solo sempre húmido, mas não encharcado.

Adubo: Por se Tratar de uma planta bastante rústica, desde que seja obedecido as condições ideais para seu cultivo, não é necessária manutenção constante, pois se trata de plantas de lento crescimento, não necessitando de grandes quantidades de nutrientes.
Para adubar esta planta poderá usar adubo foliar NPK 15-30-15 ou, NPK 10:10:10, dissolvido em água (1 colher de chá para 2 litros de água), agitar até dissolver todo o granulado. Borrifar as folhas e o substrato, a cada 3 meses durante o período vegetativo e 1 vez por semana, no mês que antecede a floração.

Replantio:  Recomenda-se fazer o replantio a cada 2 anos, devido à decomposição do substrato.
A multiplicação das mudas deverá ocorrer no início da primavera. Época em que as plantas estarão em pleno desenvolvimento.

Os substratos são imensamente variados: a maior parte são à base de casca de pinheiro de grau fino ou médio com aditivos variados, como perlite, areão e esfagno. É necessário que haja retenção de humidade com uma drenagem excelente.



15 comentários:

  1. Parabéns! São lindas! Você pode me dizer onde encontro mudas para comprar? Moro em Timóteo, Minas Gerais. Obrigada. Meu e-mail: adalgizacsandrade@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário, mas não lhe posso ajudar porque estou em Portugal e por isso mesmo, não conheço nada aí.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns suas plantas são lindas, estou com dificuldade de acertar a mistura do substrato, vc pode me dar uma dica de quais e qual a proporção dos materiais eu posso usar. obrigado. meu Email- jccoelho@globomail.com

    ResponderEliminar
  4. Olá. Ofereceram-me uma nos meus anos. 17 de Novembro e hoje dia 5 de dezembro, as folhas já estão a murchar. Acha que é normal?
    Como posso saber quando vai florir outra vez? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  5. eu tenho uma primeiro plantei na casca de pino areia terra preta brita mas ela estava apodrecendo agora lavei as raises e plantei so na casca de pino sera que ela vai recuperar
    me responda neste e-mail
    irenemorais2@hotmail.com
    obrigada

    ResponderEliminar
  6. Lindas. Você as planta em humus de minhoca? qual substrato que utiliza?

    ResponderEliminar
  7. ola alguem pode me ajudar como cultivar a expece de orquidia sapatinho pois quanhei duas mudas e estaõ feias querendo morrer quem pouder me dar uma dica sobre o cultivo desta planta desdeja agradeço olimar godoy meu feice é olimarja@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de mais informações sobre como cultivar a sapatinho, qual o melhor substrato para seu plantio? Meu email. misoldeb@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! O substrato é o normal para orquídeas (comprado no supermercado) e misturo um pouco de casca de pinho para fazer uma boa drenagem! Beijinhos

      Eliminar
  9. boa noite gostaria de saber como ela nasce toda verde ou ja colorida obrigada

    ResponderEliminar
  10. Essa Orquidea é linda!
    Moro em Curitiba e tenho uma dessas ha uns 3 anos. Nunca tive problemas com ela, ja teve uns 3 ciclos de floração e sempre volta com vigor, como aqui faz bastante frio no outono \ inverno, quando chega essa epoca os brotos das flores começam a despontar e essa semana ja abriu uma flor. É impressionante por que nao nasce so 1 ou 2, nascem umas 10 flores, o que a torna uma planta linda. Provavelmente orquidea favorita.

    ResponderEliminar
  11. A minha está plantada em terra num vaso, e as flores são identicas à da ultima foto.

    ResponderEliminar
  12. Olá ganhei a minha num vaso com terra e deu uma vez só, ja faz dois anos e nao deu mais flores, só tem folhas..o que eu faço? Podem me ajudar?

    ResponderEliminar
  13. Lindas suas orquídeas. Parabéns! Obrigada tirou algumas dúvidas minha.

    ResponderEliminar