Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Como cuidar de orquídeas


Conta-se que há cerca de 3.000 anos, a Rainha de Sabá estava indecisa sobre como presentear o Rei Salomão. Afinal, o que poderia encantar um rei tão poderoso? Uma escrava lhe trouxe a decisão: "ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas".
Passado tanto tempo, o fascínio ainda persiste e as orquídeas continuam a aumentar sua legião de fãs e apaixonados. E hoje, é possível adquirir lindos exemplares desta planta por preços bem acessíveis, até em supermercados! Bem tratadas, as orquídeas produzem belas floradas anualmente. 
Veja aqui alguns detalhes básicos para cultivá-las corretamente:

1. As orquídeas gostam de luz natural abundante mas não suportam a exposição direta aos raios solares.

2. A temperatura deve ser estável e idealmente nunca inferior a 20º C.

3. Onde deixar as orquídeas? O principal fator que determina seu bom florescimento e desenvolvimento é a luminosidade do local onde ela é deixada. A luminosidade local deve ser semelhante à que encontramos em seu hábitat natural.

As orquídeas em geral exigem um local em meia-sombra. Deixar sob a copa de árvores é uma boa opção, mas nem sempre isso é possível.
Em nossas casas, elas podem ser mantidas em locais onde bate sol direto em algum período do dia, de preferência, com o sol da manhã (até as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta não tomar sol, ela não vai florescer. Podemos colocá-las também sob os beirais do telhado, varandas e sacadas costumam serem bons locais para deixar as orquídeas. 
No verão, em dias secos, gostam de ser borrifadas nas folhas.

4. A rega das orquídeas é o principal segredo dos seus bons cuidados. Gostam de receber abundante água através do vaso. Podem ficar mergulhadas em água 15 minutos. Mas, depois a água da rega deve escorrer completamente. O maior inimigo das orquídeas é a água ou excesso de humidade nas suas raízes o que as leva a apodrecer e a desenvolverem fungos. As orquídeas preferem a sede ao excesso de água! 
Nunca coloque o vaso sobre um prato com água.
Volte a regar apenas quando a camada superior da terra estiver seca.

5. Se uma folha se desprender do tronco, passe canela em pó no local. É antifúngico e cicatrizante.

6. As orquídeas podem ter parasitas, pulgões, lapas e cochonilhas.
Os pulgões podem ser facilmente eliminados borrifando-se uma mistura de água e detergente, ou mesmo inseticidas domésticos à base de água, como o "SBP". Já as cochonilhas devem ser removidas manualmente, sob a torneira, raspando-se as folhas com uma escova macia (pode ser uma escova dental).
 
7. A terra para os vasos da orquídeas é especial. Se quiser mudar de vaso as suas orquídeas, escolha bem a terra que vai usar. Deve ser constituída por cascas de árvores em decomposição, leve e muito ácida.


8. Quando renovar o vaso? Quando a planta estiver excessivamente ramificada, ou com as raízes muito grandes para o vaso, devemos efetuar a divisão da planta, ou passá-las a um vaso maior, pois suas raízes já não possuirão mais espaço para seu bom desenvolvimento. Lembre-se que muitas orquídeas criam raízes fora do vaso mesmo que não esteja faltando espaço, o que é normal. Outro critério é trocarmos o vaso quando o substrato começar a drenar mal a água, o que indica um excesso de raízes.



Leia mais dicas nos linques em baixo de como cuidar/cultivar orquídeas


Sem comentários:

Enviar um comentário