Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Orquídea, o esplendor à nossa mercê!


            Vi recentemente uma crónica publicada a 24 Julho 2011 no Jornal O Público, escrita por Paulo Moura, que tinha como titulo; “O vício das orquídeas”. Como as orquídeas são assunto do meu interesse, li o texto com curiosidade.
            Paulo Moura falava sobre o interesse crescente das pessoas pela beleza do mundo, que nalguns casos se transforma numa verdadeira obsessão. E vai buscar como exemplo os colecionadores de orquídeas.
            Diz que são homens ou mulheres, geralmente acima dos 50 anos, os grandes entusiastas, cuja mania se vai agravando com a idade. Tornam-se fanáticos. Neste caso, por orquídeas. Passam horas observando em êxtase os pormenores de espécimes raros ou exóticos; compram orquídeas por preços exorbitantes, procuram por todo o mundo, encomendam-nas, cultivam-nas, guardam sementes, cruzam-nas e criam combinações genéticas.
            A orquídea é um ser vivo de beleza concentrada, que deslumbra e comove. Verdadeira. Não foi lapidada como um diamante, nem é formada de ilusões óticas, como uma galáxia distante. Um ser simples e frágil que podemos segurar numa mão. Podemos contemplá-la, mas também amassá-la em menos de um segundo. É o esplendor à nossa mercê, diz Paulo Moura.
Existe algo de erótico numa orquídea. Em 1653, o Guia Herbário Britânico avisava que elas são “quentes e húmidas, sob o domínio de Vénus, e provocam excessivamente sensações de luxúria”.
Uma orquídea pode ser tão bela a ponto de sentirmos que é eterna, embora dure apenas umas semanas e que isso não impede os colecionadores mais loucos de pagarem 20 mil euros ou mais por uma só destas espécies.
Gostei de ler. Para mim, a orquídea é tudo isto! Paulo Moura, de uma forma poética faz uma descrição autêntica sobre o valor, beleza e sensibilidade da flor mais linda do mundo. Por isso, não é de admirar que existam viciados por tamanha beleza, dispostos a pagarem fortunas por um exemplar. E eu não me importava nada de ter como manifestação de amor uma prenda de tamanho valor: uma orquídea!

1 comentário:

  1. Titanium Art | Titanium Art - TITODI-ART
    TITODI Art. The aftershokz titanium perfect titanium vs platinum one for the perfect one for the perfect one for the chi titanium flat iron perfect one for the perfect one for the perfect one for the titanium fishing pliers perfect one for dei titanium exhaust wrap the perfect one for

    ResponderEliminar